sexta-feira, 6 de julho de 2012

#Modelo de #Projeto #Cultural #projetocultural

O site da ECT tem um Modelo de Projeto que é um excelente guia aos produtores iniciantes e universitários. Seguindo o modelo, o projeto estará apto a ser cadastrado no salicweb e a participar de editais de patrocínio. O Modelo é para pessoas jurídicas mas pessoas físicas também podem seguí-lo bastando para isso, alterar o CNPJ para o CPF e ignorar a parte do "Representante Legal"

a) Atenção ao português, produtores! Caso esteja inseguro peça a alguém mais experiente para verificar o uso do português;
b) Seja claro e objetivo = vá direto ao ponto;
c) Leia e releia sua proposta para verificar se todos os pontos foram registrados e se todas as atividades estão bem definidas = os analistas não estão dentro da sua cabeça e para que eles saibam o que você quer, é preciso que você esclareça tudo referente ao seu projeto;
d) Peça a amigos próximos ou parentes que leiam e te digam o que entenderam da sua proposta. Se a interpretação deles for igual ao que você pretende, então a proposta estará completa. Caso as interpretações tenham sido semelhantes, pode ser sinal de que é preciso uma complementação de informações;
e) Os objetivos são o que você pretende fazer, portanto a Justificativa serve para justificar seus objetivos. Já vi proposta que tem por objetivo a produção de show mas o restante do projeto tratava de gravação de CD.

A 2ª Edição do curso de férias de julho está com as inscrições abertas até 21/07/2013. 
Apostila atualizada com as novas normas 2013-2014!
 http://projetosculturais.org.br/paginas/eventos.php

Você também pode acompanhar as informações sobre o curso na página do Facebook: http://www.facebook.com/Cursoprojetocultural



MODELO DE PROJETO CULTURAL

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Título:
Área:                                                                           Segmento:
Cidade de Realização do Projeto:                                                                                 UF:
Data de Realização:
Valor total do projeto:                                                   Valor já captado:
Valor solicitado para patrocínio:
Nº PRONAC (apenas para projetos incentivos pela Lei Rouanet):
IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE
(Informe os dados da Entidade e de seu representante legal)
Entidade:
CNPJ:
Endereço:
Cidade:                                                            UF:                              CEP:
Telefone:
E-mail:
REPRESENTANTE LEGAL
Nome:
CPF:
Endereço:
Cidade:                                                            UF:                              CEP:
Telefone:
E-mail:
APRESENTAÇÃO
(Elaborar um texto informando o que é o projeto e do que se trata a solicitação de patrocínio)
OBJETIVO
(Informar o que pretende realizar)
Os objetivos devem ser expostos de maneira clara e sucinta e expressar o(s) resultado(s) que se pretende atingir, o(s) produto(s) final(is) a ser(em) alcançado(s), período e local de realização. Um projeto pode ter mais de um objetivo, mencione todos.
JUSTIFICATIVA
(explicar porquê se propõe o projeto)
Responda as seguintes perguntas:
·         Por que tomou a iniciativa de realizar o projeto?
·         Que circunstâncias que favorecem a sua execução?
·         Qual o diferencial desse projeto? (ineditismo, pioneirismo, resgate histórico, etc.)
·         Qual o histórico?
·         Público-alvo:
·         Quantidade:
·         Descreva as especificações técnicas do seu projeto de acordo com o segmento cultural em que o mesmo se enquadra (exemplo: se o projeto for uma publicação literária, descreva as dimensões do livro, tipo de acabamento, quantidade de páginas, evento de lançamento, forma de distribuição e comercialização etc. Se o projeto for uma exposição de artes visuais, descreva o tamanho e quantidade de obras a serem expostas, a técnica utilizada pelo artista etc).
·         Detalhar o que será apresentado no projeto:
·         Currículo dos principais profissionais envolvidos no projeto (artistas, atores, músicos etc), bem como da empresa responsável pela sua realização.
·         Ficha técnica do projeto:
·         Descreva os principais eventos realizados pela empresa proponente:
·         Descreva se houve algum evento realizado pela empresa proponente que contou com o patrocínio dos Correios:
·         Outros aspectos que julgue pertinente mencionar:
BENEFÍCIOS A SEREM PRODUZIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DO PROJETO
(Detalhar os benefícios)
Culturais – Quais os benefícios para a população quanto aos aspectos culturais?
Sociais – Quais os benefícios para a população quanto aos aspectos sociais?
Econômicos – Quais os benefícios para a população quanto aos aspectos econômicos?
ESTRATÉGIA DE AÇÃO
(Detalhar como e quando será realizado)
Estratégia de ação é o detalhamento das etapas de trabalho. Enumere e descreva as atividades necessárias para atingir os objetivos desejados e explique como pretende desenvolvê-las. Uma boa estratégia de ação é aquela que:
  • Demonstra a capacidade do proponente em viabilizar o projeto;
  • Detalha os objetivos e mostra claramente a ordem da realização;
  • Prevê o tempo de duração de cada etapa;
  • Lista os profissionais envolvidos;
  • Demonstra coerência com o orçamento;
  • Informa ações que não serão subsidiadas pelo mecanismo de apoio escolhido, mas que serão importantes na compreensão geral do projeto. Neste caso é necessário indicar como essas ações serão custeadas.
CONTRAPARTIDAS
Proposta de contrapartidas específicas relativas ao valor do patrocínio ao projeto:
Deverá estar em papel timbrado e assinada pelo representante legal da empresa;
Deverá conter o detalhamento do plano de mídia.
OBS: As contrapartidas inicialmente apresentadas poderão ser negociadas durante o processo de contratação.
PLANILHA DE CUSTOS
Elaborar um orçamento detalhado de todas as ações do projeto, especificando de maneira clara todas as rubricas da planilha (quantidade unitária, valor unitário e valor total).
Deve estar em papel timbrado e assinado pelo representante legal da empresa;
Deverá prever quais serviços serão executados por pessoas físicas ou por pessoas jurídicas, especificando cada caso;
CRONOGRAMA
Cronograma atualizado, assinado pelo representante legal em papel timbrado, com o período de realização do projeto e descrição de todas as etapas a serem realizadas;



11 comentários:

Unknown disse...

Nossa! Parabéns! Adoro este blog, sempre contribuindo de forma verdadeira.

Unknown disse...

Perfeito este roteiro dos Correios, né?
Grata, Jaqueline. :)

Saudações culturais

Cururu do Pantanal disse...

Olá! Gostaria de saber o endereço eletronico, onde eu consigo o formulário para preenchimento/projeto.Quero adquirir instrumentos para a nossa Banda municipal.Profº Toninho Poconé-MT

Unknown disse...

Oi, profº Toninho. Está logo no início do post: http://www.correios.com.br/institucional/conheca_correios/acoes_culturais/esp_cult_rj/patrocinio/Conteudo/edital.cfm?edital=Cultural

Depois manda um pouquinho do Cururu para conhecermos o trabalho.

Boa sorte! :)

Unknown disse...

Excelente a iniciativa de apresentar criativas ideias para projetos e ações culturais via trocas sinceras de informações; quanto mais redes virtuais e/ou materiais de cultura existirem em poliálogo - especialmente as adentrantes no meio popular carente de apoio a manifestação artística e cultural em geral - e se conectarem soluções, a cultura progride! Lendo e indicando o caminho desse blogue essencial!

Unknown disse...

Grata, João Paulo!

O objetivo é justamente a promoção da cultura, visto que, é junto ao povo que nossa mais rica cultura se cria.

O que precisarem, estamos aí. :)

Saudações culturais
Elida

Unknown disse...

fiquei muito satisfeito pelo o esclarecimento de vcs, estou com um projeto no meu bairro, que pretendo iniciar o mais rapido possivel, e vcs me deram a luz nessessaria para eu começar este projeto, muito obg mesmo!!!!

marcello vaz disse...

Muito bom me ajudou muito vlw

marcello vaz disse...

Muito bom me ajudou muito vlw

Edna Martiniano disse...

Tentei abrir o link, mas aparece a seguinte mensagem: "Desculpe mas a página que você está procurando não existe."

Unknown disse...

Edna, o site dos Correios passou por uma modernização.