a) Atenção ao português, produtores! Caso esteja inseguro peça a alguém mais experiente para verificar o uso do português;
b) Seja claro e objetivo = vá direto ao ponto;
c) Leia e releia sua proposta para verificar se todos os pontos foram registrados e se todas as atividades estão bem definidas = os analistas não estão dentro da sua cabeça e para que eles saibam o que você quer, é preciso que você esclareça tudo referente ao seu projeto;
d) Peça a amigos próximos ou parentes que leiam e te digam o que entenderam da sua proposta. Se a interpretação deles for igual ao que você pretende, então a proposta estará completa. Caso as interpretações tenham sido semelhantes, pode ser sinal de que é preciso uma complementação de informações;
e) Os objetivos são o que você pretende fazer, portanto a Justificativa serve para justificar seus objetivos. Já vi proposta que tem por objetivo a produção de show mas o restante do projeto tratava de gravação de CD.
A 2ª Edição do curso de férias de julho está com as inscrições abertas até 21/07/2013.
Apostila atualizada com as novas normas 2013-2014!
http://projetosculturais.org.br/paginas/eventos.php
Você também pode acompanhar as informações sobre o curso na página do Facebook: http://www.facebook.com/Cursoprojetocultural
MODELO DE PROJETO CULTURAL
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Título:
Área: Segmento:
Cidade de Realização do Projeto: UF:
Data de Realização:
Valor total do projeto: Valor já captado:
Valor solicitado para patrocínio:
Nº PRONAC (apenas para projetos incentivos pela Lei Rouanet):
IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE
(Informe os dados da Entidade e de seu representante legal)
Entidade:
CNPJ:
Endereço:
Cidade: UF: CEP:
Telefone:
E-mail:
REPRESENTANTE LEGAL
Nome:
CPF:
Endereço:
Cidade: UF: CEP:
Telefone:
E-mail:
APRESENTAÇÃO
(Elaborar um texto informando o que é o projeto e do que se trata a solicitação de patrocínio)
OBJETIVO
(Informar o que pretende realizar)
Os
objetivos devem ser expostos de maneira clara e sucinta e expressar
o(s) resultado(s) que se pretende atingir, o(s) produto(s) final(is) a
ser(em) alcançado(s), período e local de realização. Um projeto pode ter
mais de um objetivo, mencione todos.
JUSTIFICATIVA
(explicar porquê se propõe o projeto)
Responda as seguintes perguntas:
· Por que tomou a iniciativa de realizar o projeto?
· Que circunstâncias que favorecem a sua execução?
· Qual o diferencial desse projeto? (ineditismo, pioneirismo, resgate histórico, etc.)
· Qual o histórico?
· Público-alvo:
· Quantidade:
· Descreva
as especificações técnicas do seu projeto de acordo com o segmento
cultural em que o mesmo se enquadra (exemplo: se o projeto for uma
publicação literária, descreva as dimensões do livro, tipo de
acabamento, quantidade de páginas, evento de lançamento, forma de
distribuição e comercialização etc. Se o projeto for uma exposição de
artes visuais, descreva o tamanho e quantidade de obras a serem
expostas, a técnica utilizada pelo artista etc).
· Detalhar o que será apresentado no projeto:
· Currículo
dos principais profissionais envolvidos no projeto (artistas, atores,
músicos etc), bem como da empresa responsável pela sua realização.
· Ficha técnica do projeto:
· Descreva os principais eventos realizados pela empresa proponente:
· Descreva se houve algum evento realizado pela empresa proponente que contou com o patrocínio dos Correios:
· Outros aspectos que julgue pertinente mencionar:
BENEFÍCIOS A SEREM PRODUZIDOS A PARTIR DA REALIZAÇÃO DO PROJETO
(Detalhar os benefícios)
Culturais – Quais os benefícios para a população quanto aos aspectos culturais?
Sociais – Quais os benefícios para a população quanto aos aspectos sociais?
Econômicos – Quais os benefícios para a população quanto aos aspectos econômicos?
ESTRATÉGIA DE AÇÃO
(Detalhar como e quando será realizado)
Estratégia
de ação é o detalhamento das etapas de trabalho. Enumere e descreva as
atividades necessárias para atingir os objetivos desejados e explique
como pretende desenvolvê-las. Uma boa estratégia de ação é aquela que:
- Demonstra a capacidade do proponente em viabilizar o projeto;
- Detalha os objetivos e mostra claramente a ordem da realização;
- Prevê o tempo de duração de cada etapa;
- Lista os profissionais envolvidos;
- Demonstra coerência com o orçamento;
- Informa ações que não serão subsidiadas pelo mecanismo de apoio escolhido, mas que serão importantes na compreensão geral do projeto. Neste caso é necessário indicar como essas ações serão custeadas.
CONTRAPARTIDAS
Proposta de contrapartidas específicas relativas ao valor do patrocínio ao projeto:
Deverá estar em papel timbrado e assinada pelo representante legal da empresa;
Deverá conter o detalhamento do plano de mídia.
OBS: As contrapartidas inicialmente apresentadas poderão ser negociadas durante o processo de contratação.
PLANILHA DE CUSTOS
Elaborar
um orçamento detalhado de todas as ações do projeto, especificando de
maneira clara todas as rubricas da planilha (quantidade unitária, valor
unitário e valor total).
Deve estar em papel timbrado e assinado pelo representante legal da empresa;
Deverá prever quais serviços serão executados por pessoas físicas ou por pessoas jurídicas, especificando cada caso;
CRONOGRAMA
Cronograma
atualizado, assinado pelo representante legal em papel timbrado, com o
período de realização do projeto e descrição de todas as etapas a serem
realizadas;
11 comentários:
Nossa! Parabéns! Adoro este blog, sempre contribuindo de forma verdadeira.
Perfeito este roteiro dos Correios, né?
Grata, Jaqueline. :)
Saudações culturais
Olá! Gostaria de saber o endereço eletronico, onde eu consigo o formulário para preenchimento/projeto.Quero adquirir instrumentos para a nossa Banda municipal.Profº Toninho Poconé-MT
Oi, profº Toninho. Está logo no início do post: http://www.correios.com.br/institucional/conheca_correios/acoes_culturais/esp_cult_rj/patrocinio/Conteudo/edital.cfm?edital=Cultural
Depois manda um pouquinho do Cururu para conhecermos o trabalho.
Boa sorte! :)
Excelente a iniciativa de apresentar criativas ideias para projetos e ações culturais via trocas sinceras de informações; quanto mais redes virtuais e/ou materiais de cultura existirem em poliálogo - especialmente as adentrantes no meio popular carente de apoio a manifestação artística e cultural em geral - e se conectarem soluções, a cultura progride! Lendo e indicando o caminho desse blogue essencial!
Grata, João Paulo!
O objetivo é justamente a promoção da cultura, visto que, é junto ao povo que nossa mais rica cultura se cria.
O que precisarem, estamos aí. :)
Saudações culturais
Elida
fiquei muito satisfeito pelo o esclarecimento de vcs, estou com um projeto no meu bairro, que pretendo iniciar o mais rapido possivel, e vcs me deram a luz nessessaria para eu começar este projeto, muito obg mesmo!!!!
Muito bom me ajudou muito vlw
Muito bom me ajudou muito vlw
Tentei abrir o link, mas aparece a seguinte mensagem: "Desculpe mas a página que você está procurando não existe."
Edna, o site dos Correios passou por uma modernização.
Postar um comentário