sábado, 17 de maio de 2014

Fomento das Músicas Ibero-americanas

O Programa de Fomento das Músicas Ibero-americanas (Ibermúsicas) lançou seis convocatórias para apoio a iniciativas na área musical, em 2014. O programa, cujo objetivo é a difusão da diversidade musical ibero-americana, é formado por dez países financiadores, da Península Ibérica e das américas, e pela Secretaria-Geral Ibero-Americana (Segib). No Brasil, é representado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte. O suporte financeiro disponibilizado para os selecionados varia de U$ 6 mil a U$ 10 mil.

As convocatórias lançadas são as seguintes:

- Ajuda à mobilidade de solistas, conjuntos e grupos ibero-americanos na região

- Residências artísticas

- 1° Concurso Ibero-Americano De Composição De Canção Popular “Ibermúsicas”

- Residências artísticas para a criação sonora com novas tecnologias no Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras (C.M.M.A.S)

- 1° Concurso ibero-americano de composição coral “Ibermúsicas”

- Convocatoria especial College Orchestra Directors Association – CODA (Associação dos Diretores de Orquestras Universitárias) – Ibermúsicas
Informações sobre as inscrições podem ser obtidas no site do programa (em português e em espanhol). O endereço para a língua portuguesa é http://www.ibermusicas.org/index.php/pt/. O interessado deve clicar no menu “Convocatórias”.

Origem e objetivos do Ibermúsicas

O Programa de Fomento das Músicas Ibero-americanas (Ibermúsicas), foi aprovado na XXI Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, em Assunção, Paraguai, em 2011. Atualmente, é formado pelo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai; e pela Segib.

O Ibermúsicas tem como objetivo estimular e difundir a diversidade cultural ibero-americana, no campo das artes musicais; aumentar a formação de novos públicos na região dos países envolvidos; e ampliar o mercado de trabalho dos profissionais do ramo.

Nesse sentido, as metas do programa são: apoiar a formação de novos públicos para os espetáculos musicais ibero-americanos, com especial ênfase nos jovens e nos grupos populacionais em situação vulnerável; fomentar a distribuição, circulação e promoção de espetáculos musicais ibero-americanos nos estados integrantes do programa; incentivar as produções e co-produções de espetáculos musicais, entre promotores públicos e/ou privados da cena da região; promover a criação musical, as residências criativas, a formação (no campo da produção e da gestão das artes musicais), as edições musicais, a publicação de partituras (contribuindo para a discografia da região), a difusão e produção da obra dos compositores ibero-americanos, a valorização na diversidade e riqueza cultural presente nas músicas ibero-americanas (com base no texto da Convenção pela Diversidade Cultural da Unesco – incluindo a perspectiva de gênero e etnia – e, assim, apoiar as criações musicais das populações indígenas e afro-descendentes em particular).

Estrutura

O Ibermúsica é dirigido pelo Comitê Intergovernamental Ibermúsicas (II), para o qual cada estado membro designa uma autoridade como seu representante. Esse Comitê define a política e as modalidades de ajuda e toma as decisões, em conformidade com as regras do Regulamento de Funcionamento do Programa Ibermúsicas.

Leia mais sobre as seis convocatórias do ano de 2014

1. Ajuda à mobilidade de solistas, conjuntos e grupos ibero-americanos na região

Destina-se a apoiar e incentivar a participação de grupos, solistas e grupos de música latino-americana de todos os gêneros, festivais, encontros, feiras, mercados, concertos e exposições que promovam a circulação e criação de conhecimento e Ibero Latino-Americana circuitos de produção musical.

Quem pode se candidatar:

a) Grupos, solistas e conjuntos de música latino-americana de todos os gêneros, com nacionalidade ou certificado por um dos países membros do Ibermúsicas, portadores de uma carta-convite da instituição ibero-americana de acolhimento de residência.

b) Festivais, encontros, feiras, mercados, salas, fóruns, entidades públicas ou privadas, pertencentes a qualquer dos países membros do Ibermúsicas (mais detalhes no site do Ibermúsicas, no menu “Convocatórias”). http://ibermusicas.org/index.php/pt/o-programa – no menu “Convocatórias”
Quantia máxima de suporte: U$ 10 mil (mais informações no site do programa, no menu “Convocatórias”). http://ibermusicas.org/index.php/pt/o-programa – no menu “Convocatórias”

Período de inscrições: de 31 março a 31 de julho de 2014

2. Residências artísticas

Destina-se a apoiar as residências para criação musical de compositores dos países membros do Ibermúsicas. É um programa para incentivar essa atividade com total liberdade criativa. As obras devem ser originais – adaptações, arranjos ou orquestrações de obras já existentes não serão aceitos.

Quem pode se candidatar:

a) compositores musicais com nacionalidade ou residência certificada por um dos países membros do Ibermúsicas.

b) Instituições, orquestras, conjuntos, bandas ou coros (públicos ou privados), pertencentes a qualquer dos países membros do programa, desde que a residência a ser concedida não seja localizada no país do requerente.

Quantia máxima de suporte: De U$ 8 mil a U$ 10 mil (veja os detalhes no site do Ibermúsicas – http://ibermusicas.org/index.php/pt/o-programa – no menu “Convocatórias”)

Período de inscrições: até 31 de julho de 2014

3. 1° Concurso Ibero-Americano De Composição De Canção Popular “Ibermúsicas”
O objetivo do concurso é incentivar e promover a criação de música popular, em diferentes gêneros e, assim, contribuir para a ampliação do repertório latino-americano, estimulando essas atividades com total liberdade criativa. Os compositores beneficiados vão receber uma bolsa de estudos e apresentar uma obra original. Não serão aceitas adaptações de obras existentes (mais detalhes no site do Ibermúsicas).

Quem pode se candidatar: Compositores com nacionalidade ou residência certificada em qualquer um dos países membros do Ibermúsicas, com idade a partir de 18 anos. As composições apresentadas, de músicas de diversos gêneros populares, devem incluir partituras e letras em espanhol, português, e/ou em idiomas nativos dos países da região da América Latina (Nahuatl, Guarani, ou Aymará, entre outros). Veja mais detalhes no site do Ibermúsica.
Prêmio: bolsa de U$ 6 mil

Prazo de inscrições – até 31 de julho de 2014 (inclusive)

Leia mais detalhes e informações sobre a inscrição no site do Ibermúsicas.

http://ibermusicas.org/index.php/pt/o-programa – no menu “Convocatórias”

4. Residências artísticas para a criação sonora com novas tecnologias no Centro Mexicano para a Música e as Artes Sonoras (C.M.M.A.S)

A convocatória é realizada pela Secretaria de Cultura do Estado de Michoacán (Secum) – México, por meio do Centro Mexicano para a Música e Artes Sonoras (CMMAS), no âmbito do Ibermúsicas. O objetivo é estimular a composição musical contemporânea, a arte sonora e todas as disciplinas que integram o uso de novas tecnologias e de som em seu núcleo. A meta é promover projetos inovadores na América Latina.

Quem pode se candidatar: Compositores com nacionalidade ou residência certificadas por um dos países membros do Ibermúsicas

Quantia máxima de apoio: até U$ 8.000

Prazo de inscrições: até 31 de julho de 2014

Informações sobre inscrições: site do Ibermúsicas – http://ibermusicas.org/index.php/pt/o-programa – no menu “Convocatórias”

1° Concurso ibero-americano de composição coral “Ibermúsicas”

Concurso Objetivo: Visa incentivar e promover a criação de obras corais musicais originais de excelência – e assim ajudar a ampliar extensão do repertório latino-americano, contribuindo para o desenvolvimento da linguagem musical contemporânea. Devem ser inscritos trabalhos originais e inéditos. Não serão aceitas adaptações de obras já existentes.

Quem pode se candidatar: compositores de música que possuam certificado de nacionalidade ou residência de qualquer país da região da América Latina, com mais de 18 anos de idade.

Elegibilidade: A duração da obra deverá ser de 10 a 20 minutos. O trabalho pode ser escrito para coro à capela, ou com acompanhamento de piano. Os textos propostos devem ser escritos em espanhol, português e/ou de idiomas nativos dos países da América Latina (Nahuatl, Guarani, Aymara, entre outros).

Prêmios:

1) O prêmio, uno e indivisível, será de U$ 10.000.

2) O vencedor terá sua obra lançada, entre os anos de 2015 e 2016, em temporadas de pelo menos três encontros de corais nacionais dos países membros do Ibermúsicas.

Prazo de inscrições: até 30 de setembro de 2014 (inclusive)

Informações sobre inscrições: site do Ibermúsicas – http://ibermusicas.org/index.php/pt/o-programa – no menu “Convocatórias”.

6. Convocatória especial CODA – College Orchestra Directors Association (Associação dos Diretores de Orquestras Universitárias) – Ibermúsicas.

O convite está aberto a diretores, principalmente de países membros do Ibermúsicas, que desejam fazer intercâmbio cultural com a Associação dos Diretores de Orquestras Universitárias (CODA), entidade que reúne responsáveis por mais de 150 orquestras de universidades nos Estados Unidos.

O contemplado receberá do país beneficiário (ou instituição), o apoio para os custos de alojamento, alimentação, transporte local, organização do concerto e aluguel de materiais de orquestra. A instituição que patrocinar o diretor visitante deverá cobrir as passagens aéreas deste, bem como seus e os honorários profissionais.

Esta plataforma pode ser uma grande oportunidade para faculdades e / ou orquestras regionais privadas.

Baixe essa convocatória aqui
Baixe o formulário de inscrições para este programa aqui

Este formulário deve ser enviado para Francisco Varela (Argentina), através do e-mail francisco.varela@cultura.gov.ar

Para mais informações sobre as convocatórias, acesse o site do Ibermúsicas, no menu “Convocatórias”
Mais informações
Fundação Nacional de Artes – Funarte
Centro da Música
cemus@funarte.gov.br

Nenhum comentário: