segunda-feira, 30 de abril de 2012

O que é essencialmente cultural?

Cultura tem um conceito muito amplo mas, para o MinC, a cultura é o que representa a identidade de um povo. Sendo assim: idioma e linguagem, folclore, artesanato, gastronomia, manifestações artístico-culturais, história, artesanato, ficção, música popular e erudita, hábitos, costumes, etc. Projetos essencialmente culturais são aqueles direcionados e criados em sua integralidade à cultura-identidade ou à cultura-arte.

Ao limitar os projetos ao caráter essencialmente cultural, não basta ter um roteiro de teatro à mão; é preciso que o tema do roteiro seja cultural. Um exemplo: um roteiro falando sobre a Dengue - roteiro teatral é cultura mas o tema é um problema da saúde - tal projeto seria barrado logo na triagem porque não tem um caráter essencialmente cultural.

Saudações culturais
Elida/Liter & Art Brasil

PS.: É, Roberto. Aparentemente você tem razão. Mandei uma mensagem ao MinC perguntando "o que é cultura? Como podemos emparelhar a nossa cultura com o conceito que o ministério tem por cultura?"
A límpida e esclarecedora resposta (na íntegra) foi:
"Em complementação ao seu questionamento reforçamos do direito ao proponente apresentar o “pedido de reativação da proposta”, uma única vez, por escrito e acompanhado das justificativas, no prazo máximo de 10 (dez) dias, contados da data do comunicado.
Vale salientar a proposta quando apresentada passará por objeto de análise , bem como deverá atender às exigências expostas pela legislação - a Instrução Normativa e conexas."
Observações:
1. No meu questionamento = não foi um questionamento, era uma simples pergunta a uma simples dúvida: o que é cultura para o MinC?
2. Citei como ilustração um projeto de um centro cultural com teatro, biblioteca, exposição de artes, cinema, etc. e que NÃO foi considerado pelo MinC como cultura. É isso mesmo que você leu: um centro cultural receptor das artes não é cultura para o Ministério da Cultura. Acredite se quiser!
Agora, com a nova IN, nem blog da Bethânia passa pela triagem...
3. Aos que já são conhecidos, o print screen está esquentando os e-mails dos envolvidos, direta e indiretamente à questão.

--»«--
Comentário: Amigos, vocês são ótimos! :)

Estamos com 14 pessoas prestando ajuda e suporte ao proponente da proposta (não, não é da OSCIP nem minha). O problema parece ter sido derivado do que acomente muitos brasileiros, inclusive com mais da metade dos graduados: a falta de intimidade com a Língua Portuguesa. O texto está sendo revisto e transformado para uma linguagem mais popular para o total entendimento daqueles que estão à frente na recepção de propostas do MinC.

Grata a todos. :)
Saudações culturais